Dúvidas

Neste espaço você pode esclarecer suas dúvidas sobre psicoterapia. Caso sua dúvida não esteja respondida abaixo, entre em contato que terei prazer em respondê-lo.

O que é psicoterapia?
A psicoterapia é um processo de atendimento psicológico construído conjuntamente entre o psicólogo e seu cliente ao longo dos encontros realizados entre eles. Estes encontros possibilitam ao cliente um espaço de intimidade consigo mesmo, para se descobrir e aprender mais sobre si, através de um diálogo construtivo e reflexivo que tem origem na sua queixa inicial. O intuito da psicoterapia é dar apoio num momento no qual lidar com as dificuldades da existência esteja causando sofrimentos. Estes sofrimentos podem assumir diferentes formas, como crises existenciais, conflitos interpessoais, transtornos psicopatológicos, distúrbios psicossomáticos, etc. Refletir sobre a maneira como lidamos com as dificuldades, a maneira como conduzimos nossa existência, favorece a produção de conhecimento sobre nós mesmos, o que cria uma oportunidade para compreendermos e modificarmos padrões de comportamento e pensamento. Isso faz com que possamos criar novos modos de lidar com a realidade. Modos que gerem menos sofrimento e mais amadurecimento.

Quando devo procurar um psicólogo?
Muitas pessoas ainda creditam que o psicólogo é um profissional que só atende casos graves de distúrbios mentais, que classificará todos seus casos como loucura, ou que a pessoa, para procurar por psicoterapia seja ‘fraca’ por não conseguir lidar sozinha com os próprios problemas. Infelizmente, por estes mitos, muitas pessoas deixam de iniciar a psicoterapia e, consequentemente, de se beneficiar com o processo psicoterapêutico.
O psicólogo é um facilitador, que não dá respostas prontas, não orienta como a pessoa deve seguir sua vida, não aponta culpados, tampouco tem a receita da felicidade ou da resolução de todos os problemas da vida humana. O psicólogo auxilia a pessoa no processo de busca pelas respostas, pela maneira de se comportar, escolher, viver.
Devemos procurar um psicólogo quando nossos valores e crenças ficam esquecidos, o que gera conflito em nossa vida cotidiana. Estes conflitos podem surgir como conflitos familiares, dificuldades emocionais, nos relacionamentos afetivos e/ou no ambiente de trabalho; fobias, problemas na autoestima, timidez, situação de luto, crises conjugais, transtornos alimentares, entre outros.
As situações que levam a busca por um psicólogo são comuns ao dia-a-dia da maioria das pessoas, não tendo ligação alguma com ‘loucura’. E o psicólogo deve ser procurado, de forma preventiva, antes que a situação se agrave.

Qual a diferença entre Psicoterapia, Psiquiatria e Psicanálise?
O termo “psi” utilizado pelas pessoas comumente traz consigo uma confusão quanto aos seus significados.
Na psicoterapia como profissional temos o psicólogo, formado em Psicologia. O psicólogo observa a causa dos sintomas apresentados pelo cliente, e reflete em conjunto com ele sobre estas causas e qual a melhor maneira de enfrentá-las, para que o cliente sofra menos e amadureça emocionalmente. O psicólogo pode atuar em diversas áreas, como: clínica, hospitalar, esportes, empresas, escolas, etc. Na área clínica o psicólogo pode se especializar dentre as várias abordagens teóricas que existem: Humanista, Fenomenológico-Existencial, Cognitivo-Comportamental, etc. Cada uma delas com um referencial teórico, conceitos e técnicas próprios, que orientam o psicólogo durante o processo de psicoterapia.
No caso da Psiquiatria o profissional é formado em Medicina e, após concluir o curso regular de formação, opta por fazer residência em Psiquiatria. O psiquiatra tende a ver a doença como uma questão orgânica o que leva à medicação. Devido a sua formação em Medicina, o psiquiatra pode prescrever medicamentos, o psicólogo não.
A Psicanálise é um método terapêutico criado por Sigmund Freud, que consiste na interpretação de conteúdos inconscientes, que direcionam o comportamento e por este motivo são seu objeto de estudo. A formação em psicanálise pode ser realizada por outros profissionais após a conclusão do curso universitário, daí ser comum encontrarmos psicólogos, psiquiatras, neurologistas e outros profissionais com esta formação.

Remédio prescrito pelo psiquiatra isenta de psicoterapia?
Em alguns casos o acompanhamento psiquiátrico e a psicoterapia são utilizados conjuntamente para auxiliar o cliente na melhora de sua queixa e sintomas. Dessa forma, mesmo que o cliente já tome remédio prescrito pelo psiquiatra e faça acompanhamento com ele, é importante procurar por um psicólogo para também fazer acompanhamento psicoterapêutico. Pois se a causa do sintoma não for investigada e trabalhada ele pode retornar após o término do tratamento medicamentoso. Sendo assim, tomar remédio indicado pelo psiquiatra não isenta o cliente de procurar ajuda também na psicoterapia.

Quanto tempo dura a psicoterapia?
Esta é uma das maiores dúvidas das pessoas que buscam por fazer psicoterapia, porém não é possível prever com exatidão o tempo de duração do processo psicoterapêutico. Isso porque existem várias correntes teóricas – psicanálise, cognitivo-comportamental, psicodrama, fenomenológico-existencial, entre outras – que podem orientar a psicoterapia, cada psicólogo escolhe aquela que mais lhe agrada e então se dedica a estudá-la.
Psicoterapias breves, por exemplo, podem ter duração de três a seis meses, outras, como por exemplo, a Psicanálise, podem levar anos. O tempo de duração dependerá não só da abordagem teórica seguida pelo psicólogo, mas também pelo que o cliente busca com a psicoterapia. É importante então, que o cliente diga ao psicólogo o que espera da psicoterapia, para que juntos possam propor uma meta e estipular um período para a psicoterapia.